Como começou a ONG ADAPTSURF?

A Associação Adaptação e Surf – ADAPTSURF é uma entidade sem fins lucrativos, que promove a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza.

Em 1997, uma lesão medular ocasionada por um tiro, sofrido em um assalto, mudaria a vida de Henrique Saraiva. Em 2001, após inúmeras cirurgias e fisioterapia, o surfista profissional e amigo Marcos Sifu, o convenceu a retornar a surfar com uma prancha kneeboard (surf de joelhos). “O surf melhorou minha autoestima. Ajudou e ajuda muito na minha recuperação motora, além de fazer bem para minha coluna. Se eu fico um tempo sem surfar, sinto mais dores. E é muito bom ter o contato com a natureza e praticar um esporte junto com meus amigos, de igual para igual”.

Em 2007, surgiu a ideia de proporcionar essa experiência maravilhosa para mais pessoas, com o casal de amigos, Luiz Phelipe Nobre (Fisioterapeuta) e Luana Nobre (Professora de Educação Física), idealizaram e fundaram a ADAPTSURF. “Tivemos a ideia durante uma entrevista para uma pesquisa na faculdade de Educação Física, o tema era esporte adaptado. Não tive dúvida em escolher a história do Henrique, que já era um grande surfista adaptado. Surgia naquele momento a ADAPTSURF.”

A ONG foi fundada com a proposta de desenvolver e divulgar o surf adaptado para pessoas com deficiência, lutar pela preservação da Natureza e por melhorias na acessibilidade das praias, a ADAPTSURF acredita que o surf pode ser uma excelente ferramenta nas questões sociais, culturais e ambientais por se tratar de um esporte saudável, democrático e de interação total com a Natureza.

O surf adaptado tem se mostrado um excelente aliado na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, além de seus benefícios físicos e mentais, é capaz de proporcionar momentos de conquistas e desafios. A modalidade encontra-se em desenvolvimento, ainda sem muita divulgação, no entanto já possui adeptos no mundo todo.