Conheça o Guia ADAPTSURF

O “Guia Acessibilidade das Praias” foi elaborado em 2010 para facilitar turistas e moradores do Rio de Janeiro a escolher a praia ideal para o lazer e a pratica do surf adaptado. São informações sobre as praias, condições de acessibilidade e qualidade das ondas. Atualmente, os exemplos sugeridos pela ONG ADAPTSURF foram implantados em diversas praias.

O Rio de Janeiro possui lindas praias, verdadeiro cartões postais que devem estar disponíveis a todos, sem exceção. Infelizmente, por falta de planejamento, muitas se encontram inacessíveis, com escadas irregulares, trilhas perigosas e sem uma infraestrutura adequada. Em 2016, a cidade deve estar pronta para receber visitantes do mundo todo, que merecem desfrutar as praias com conforto e segurança.

Neste guia, destacamos alguns pontos negativos e outros positivos que servem como reflexão para futuras intervenções, a fim de tornar as praias mais acessíveis e preservadas, garantindo oportunidades iguais e livre acesso à natureza. O formato simples contribui para a leitura e o entendimento das informações. As imagens contidas no guia ilustram os acessos e arredores das praias, bem como as atividades desenvolvidas nelas. Os serviços apresentados foram escolhidos de acordo com a localização e com o grau de acessibilidade do estabelecimento. Próxima edição em agosto de 2015.

Desde 2011, a ADAPTSURF participa como convidada do Grupo de Estudos sobre Praia da ABNT, que trabalha na construção de uma norma internacional ISO para a certificação de qualidade ambiental, estrutural e de serviços. A ONG contribui para a implantação da acessibilidade como ponto fundamental para garantir a qualificação da praia avaliada. O estudo encontra-se em fase final para aprovação em mais de 50 países.

14 praias analisadas! Mais de 10000 downloads! Baixe e compartilhe!