O que é acessibilidade das praias?

Iniciado em 2007, o Projeto Acessibilidade das Praias tem como objetivo discutir, divulgar, promover e viabilizar a acessibilidade das praias. A ONG ADAPTSURF desenvolve estudos urbanísticos e ambientais sobre as condições dos acessos das praias e entorno, analisando principalmente o acesso à faixa de areia e ao mar pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em 2008, o Projeto atingiu o seu principal objetivo que era conscientizar a população e, principalmente, os órgãos públicos sobre a importância da acessibilidade das praias para garantir o acesso ao lazer e ao esporte praticado pelas pessoas com deficiência no ambiente natural da praia.

Pioneira nas questões de acessibilidade das praias, a ADAPTSURF foi a primeira a oferecer gratuitamente atividades de esporte e lazer adaptados, utilizando a cadeira anfíbia e a esteira Mobi-Mat para promover o acesso. O modelo de Praia Acessível foi resultado de estudos realizados em praias do mundo todo, através dos exemplos positivos encontrados na Califórnia, Havaí, Austrália, Espanha e no projeto desenvolvido em Portugal, desde 2004, chamado de “Praia Acessível, Praia para Todos”. O Projeto repercutiu de forma positiva entre as entidades ligadas às pessoas com deficiência, gerando o interesse em formar parcerias para adaptar e estender o Projeto para outras regiões do Brasil. Recebemos o contato de pessoas da Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os hotéis da orla também demonstraram interesse em contratar os nossos serviços de consultoria em acessibilidade de praias.

Em 2009, a ONG ADAPTSURF prestou consultoria em acessibilidade de praias para instituições de Recife, Niterói, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo responsável por divulgar as alternativas em Tecnologia Assistiva que viabilizam o acesso das pessoas com deficiência. Em 2010 e 2011, o modelo de Praia Acessível foi copiado por prefeituras e instituições privadas em várias praias do Brasil, incluindo: Rio de Janeiro, Santos, Guarujá, Tramandaí, Porto de Galinhas, Vitória, São João da Barra e Guaratuba. Em 2012 e 2013, mais projetos de acessibilidade nas praias foram criados, entretanto, a ADAPTSURF é a única instituição que promove atividades de Praia Acessível durante o ano todo.

A ONG ADAPTSURF promove a acessibilidade e oferece atividades de lazer gratuitas na praia da Barra da Tijuca, em frente ao Posto 2, e também no Leblon, em frente ao Posto 11, já que são localidades da praia com condições de acessibilidade. O Projeto Praia Acessível já foi montado de maneira eventual em diversas praias como: Arpoador, Copacabana, Barra, Recreio, Macumba, Itacoatiara (Níterói), Pecado (Macaé), Enseada (Guarujá) e Grande (Arraial do Cabo).

Acessibilidade na Praia e banho de mar assistido! Mais de 3000 horas de Praia Acessível! Seja voluntário!