Participe do Projeto Surf Adaptado

Este Projeto tem como objetivo geral promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através do esporte e lazer, aproveitando a praia como ambiente e o surf adaptado como instrumento. Promovemos a vivência prática do surf para pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla), visando educar, socializar e desenvolver globalmente o indivíduo.

As aulas de surf adaptado acontecem aos finais de semana, sábados na praia da Barra da Tijuca, em frente ao posto 2 e domingos na praia do Leblon em frente ao posto 11. Os alunos são orientados pela nossa equipe especializada, o que garante um aprendizado seguro e responsável, aprimorando de forma integral os aspectos físicos, emocionais e sociais dos surfistas. Paralelamente, são oferecidas oficinas de arte e multimídia, com aulas de fotografia e vídeo, visando o desenvolvimento da criatividade e estimulando a interação dos participantes com a Natureza. Faz parte deste Projeto, além das aulas de surf adaptado para iniciantes, o treinamento específico para atletas adaptados, sob a supervisão de fisioterapeutas e professores de Educação Física, com o objetivo de aprimorar o condicionamento físico e a técnica do surf.

O principal resultado alcançado é a visível melhora na integração social e no desenvolvimento global de todos os participantes beneficiados pela experiência. Além da descoberta de alguns talentos no esporte adaptado, possíveis futuros atletas, que obtiveram excelente desempenho praticando o surf adaptado.

A prática de esporte ao ar livre e em contato direto com a Natureza mostra-se como uma excelente ferramenta no processo de socialização, bem como uma alternativa lúdica de reabilitação para as pessoas com algum tipo de deficiência. Essa interação é possível por se tratar de uma atividade realizada em grupo de pessoas diferentes, sem distinção em relação à presença ou não de deficiência, ou em relação à classe social, cor da pele, idade ou sexo. O surf mostra-se como um ótimo recurso para a inclusão e integração social por ser democrático e praticado em área pública.

A praia se mostra como um ambiente altamente estimulante, proporcionando inúmeras sensações e experiências que marcam de forma positiva a vida das pessoas que participam desta interação com a natureza. A areia, a vegetação, os animais, as pedras, as conchas, o mar e as ondas são estímulos naturais que promovem o desenvolvimento sensorial global do indivíduo. As sensações de liberdade, superação e independência são as mais mencionadas pelas pessoas que aproveitam a praia e o surf adaptado. “A água salgada do mar relaxa o corpo e as ondas estimulam o equilíbrio” relato de Monique Oliveira, aluna ADAPTSURF.

Mais de 1200 aulas individuais gratuitas anualmente! Participe! Inscreva-se! Seja voluntário!