Praia Acessível ADAPTSURF

Em 2008, vencemos o edital público e assinamos um contrato de convênio com a Secretaria Especial de Turismo – SETUR, e em dezembro inauguramos o trecho na praia do Leblon, em frente ao posto 11. No local, instalamos uma estrutura para atender as pessoas e oferecer aulas de surf e banho de mar assistido. Para melhorar a acessibilidade foi instalada uma rampa, esteira na areia e compradas duas cadeiras de rodas anfíbias, além de pranchas adaptadas para o surf.

Desde então, a ONG ADAPTSURF desenvolve o Projeto Praia Acessível, aos finais de semana, com uma estrutura completa para receber e acompanhar os visitantes, com cadeiras de rodas anfíbias, esteiras, tendas e pranchas adaptadas, e também atividades de esporte e lazer adaptado no ambiente natural da praia como banho de mar, remada em prancha, frescobol, futebol, vôlei e muito mais, orientadas por uma equipe especializada formada por professores de educação física, fisioterapeutas, instrutores e voluntários para garantir total segurança.

Promovemos a montagem de adaptações necessárias à promoção da acessibilidade no local previsto, garantindo o acesso e permanência de pessoas com deficiência no ambiente da praia, incluindo a faixa de areia e o mar. São instaladas rampas de acesso, esteiras para circulação na areia e cadeiras anfíbias para o banho de mar. Atendemos pessoas de qualquer idade e classe social, com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida abrangendo também amigos e familiares. Moradores do Rio de Janeiro ou turistas, que possuam interesse em aproveitar a acessibilidade promovida para ingressar no ambiente da praia, interagindo com as pessoas e com a natureza, através de atividades de lazer e banho de mar.

“Sem palavras!”, “Sensacional!” e “Maravilhoso!”, esses são os depoimentos mais mencionados pelas pessoas que tiveram a oportunidade de participar da Praia Acessível ADAPTSURF, muitos relataram que há anos não frequentavam a praia por causa da falta de acessibilidade.

O funcionamento da Praia Acessível ADAPTSURF acontece todos os finais de semana com condições favoráveis do clima, de acordo com o cronograma de atividades, que é amplamente divulgado ao público pelas mídias sociais.

Mais de 1200 atendimentos anuais! Participe! Seja voluntário!