Preservação do Ecossistema Costeiro

O projeto tem como objetivo alertar a sociedade sobre a gravidade dos problemas gerados pelo lixo deixado nas praias, tanto para o ecossistema costeiro, como para a saúde e o lazer da população. Realizamos, periodicamente, estudos ambientais aprofundados sobre as condições das praias Cariocas, analisando a vegetação costeira, a faixa de areia e o mar. Separando e avaliando todos os resíduos encontrados com a finalidade de catalogar os tipos de lixo mais encontrados.

A ADAPTSURF tem como meta promover a consciência ecológica e a preservação da Natureza através de mobilização de voluntários para mutirões de limpeza das praias e educação ambiental dos frequentadores. As atividades de sensibilização da sociedade propõem aprofundar a reflexão, fazendo com que observem os próprios processos mentais, ampliando a consciência que têm do mundo e de si próprios. No que se refere às questões ambientais, é urgente a necessidade de um pensamento complexo e mais abrangente com as atividades práticas em ambientes naturais, como as ações desenvolvidas nas praias.

A ONG visa desenvolver e viabilizar os acessos e entorno das praias, priorizando a proteção da vegetação nativa com cercas e plantio de mudas em áreas degradadas. E também a implantação da coleta seletiva em todos os postos de salvamento e quiosques, visto que o lixo encontrado nas praias ameaça a saúde da população e a grande maioria dele é reciclável. Durante os períodos de alta temporada as ações educativas devem ser intensificadas, nos pontos onde acontecem as atividades de praia acessível disponibilizamos informações sobre as questões ambientais a todos os frequentadores da praia.

Dentre as iniciativas da ONG ADAPTSURF se destacam: Realização de eventos educativos com o objetivo de conscientizar a população local sobre a importância da preservação e limpeza das praias para garantia de um ambiente propício a prática de esporte e lazer, com informações sobre destino correto do lixo, economia e uso consciente de recursos, reciclagem e reaproveitamento, e também informações aos fumantes sobre o destino da “guimba”. Desenvolvimento de material informativo digital, vistoria permanente das condições ambientais e ações diretas de coletas de lixo das praias e encostas. Distribuição de sacolas ecológicas para a coleta do lixo pessoal contendo informações sobre o destino correto do lixo e o seu impacto sobre o meio ambiente, principalmente os oceanos.

Desde 2007, realizamos mutirão de limpeza nas praias do Leblon, Barra da Tijuca, Macumba, Prainha e Itacoatiara. Mobilizamos muitas pessoas para realizar coletas de resíduos e conscientizamos a população através da Educação Ambiental. Os microlixos: filtro de cigarro, tampa de garrafa plástica e canudos, foram os mais encontrados durante os mutirões de limpeza realizados pela ONG ADAPTSURF, nas praias analisadas.

A partir de 2009, participamos do Dia Mundial de Limpeza, durante o mutirão, os voluntários recolheram das areias canudinhos de refrigerante, pontas de cigarros, latas, restos de rede de pesca, plásticos e todo tipo de lixo aparentemente inofensivo, porém que são confundidos com alimentos e provocam a destruição da fauna marinha. Para realizar a coleta do lixo, o voluntariado recebeu sacos plásticos biodegradáveis, luvas, camisas, formulários e lápis. Além disso, folhetos educativos foram distribuídos à população.

25 Mutirões, mais de 1500 voluntários e 1200 kg de lixo retirados das praias! Participe Seja voluntário!